segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Cães são mais expressivos quando um humano olha


Acha seu cão bastante expressivo? Um estudo da Universidade de Portsmouth afirma que eles são mais expressivos quando um humano está olhando. As expressões, afirma o estudo, são uma forma de comunicação entre os animais e pessoas.

Pela primeira vez, um estudo encontra evidências claras de que os animais podem expressar por meio da face emoções em resposta a atenção de humanos. O estudo foi publicado no periódico científico Scientific Report.

O trabalho dos cientistas envolveu provar que as expressões não são geradas simplesmente por animação, mas, sim, com o objetivo de comunicação. Expressões faciais não foram vistas, por exemplo, depois que os animais avistaram comidas.

“Agora temos confiança de que a produção de expressões faciais feitas por cães depende de atenção por parte de sua audiência e não é somente resultado de excitação”, diz Juliane Kaminski, líder do estudo, em comunicado.

“As descobertas dão suporte a evidências de que os cães são sensíveis a atenção humana e que expressões são tentativas ativas de comunicação, não somente exibições de emoção.”

Duas expressões bastante conhecidas por humanos se destacaram no estudo. A primeira é a língua pendurada para fora da boca. A segunda é a clássica levantada de sobrancelhas, que pode derreter o coração de alguns.

O estudo sugere algo que amantes de cães já acreditavam. O contato visual entre o humano e o animal é essencial para que haja a formação de expressões faciais.

O estudo debate se essa forma de comunicação vem por conta da domesticação dos cães.

“Cães domésticos têm uma história única – eles vivem ao lado de humanos há mais de 30 mil anos e durante esse tempo a pressão por seleção parece ter atuado na habilidade dos cães de se comunicar conosco”, diz Kaminski.

O estudo está disponível para leitura do site da Nature.



Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário