segunda-feira, 12 de março de 2018

Passeios e atividade física evitam obesidade em cães




Cães que não têm a companhia de outro animal ou espaço suficiente para correr e brincar tem maior chance de desenvolver a obesidade, uma vez que não gastam energia suficiente. A princípio, o sobrepeso é facilmente corrigido com passeios diários ou brinquedos e atividades que façam o cachorro se movimentar, tendo, dessa forma, um gasto energético maior do que as calorias consumidas ou armazenadas. Atividades, como agility e natação, são ótimas opções para o combater o sedentarismo nos pets. 

As atividades físicas para os cães incidem em uma melhora considerável do condicionamento físico, além de evitar problemas de sobrepeso. Como os exercícios liberam no animal hormônios relacionados ao bem-estar, isso também tende a reduzir o nível de estresse e ansiedade. Além disso, quando brincam e se divertem, os cães gastam muita energia, o que acarreta melhora na alimentação e na qualidade do sono, também devido ao cansaço do dia.

Atenção à obesidade canina 

A obesidade é a doença mais frequente entre os cães domésticos e praticar exercícios regularmente, assim como para os seres humanos, é a melhor opção para que o sobrepeso seja evitado, bem como doenças cardíacas ou problemas articulares. Em média, 25% dos cães de companhia e 12% dos felinos domésticos são obesos. Estima-se que, se um cão ou um gato consumir regularmente 1% mais calorias que o necessário, ele ficará quase 25% acima do peso na meia-idade.

Possuir uma rotina diária, com passeios, atividades físicas e momentos de lazer com o cão é fundamental para uma boa qualidade de vida do pet e assegura que isso tende a prevenir futuros desconfortos e doenças ao animal. 

Além disso, já existem locais especializados em atividades físicas e de lazer para pets, que proporcionam diversas opções aos animais de estimação, como natação, treinamento para obter condicionamento físico e adestramento.


Fonte: Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário