terça-feira, 17 de julho de 2012

Animais de estimação exigem cuidados especiais no inverno

Veja as dicas do especialista para manter seu pet saudável durante todo o inverno

O frio já está batendo na porta e durante o inverno os cuidados com os pets aumentam. Afinal de contas, eles também sentem frio e como os humanos podem contrair doenças típicas desta época do ano, como problemas respiratórios e articulares. Porém, com alguns cuidados simples é possível manter o animal de estimação saudável durante todo o inverno.

De acordo com o veterinário da clínica Professor Israel, Dr. Luiz Fernando Lucas o primeiro passo é manter a vacinação anual contra a gripe, além de deixar cães e gatos bem agasalhados, principalmente os que costumam ficar fora de casa. “Nesses casos devem ter abrigo noturno ou dormir em área fechada e observar a rotina de banho, utilizando água morna para quente e secador, mas sem deixar o animal perder calor”, alertou.

O especialista ressalta que com esses cuidados especiais é possível promover o bem estar do animal e evitar possíveis complicações. “A falta de cuidado pode fazer uma gripe evoluir para pneumonia, que é considerada uma doença grave para cães e gatos”, afirma.

Já no caso das doenças articulares, a presença de dor pode levar a perda de apetite, gerando uma deficiência nutricional. O veterinário reforça que cães acima de sete anos ou que já possuem diagnóstico de artrite nos ossos precisam ser observados. “A dificuldade para levantar, relutância em andar ou perda do apetite são sinais de dor articular que normalmente afeta a bacia, joelhos e coluna”, acrescentou.

Nesses casos, a consulta com o médico veterinário é obrigatória, já que medicamentos para inflamação e dores, podem causar alterações como vômito e diarreia, se não forem corretamente receitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário