terça-feira, 21 de julho de 2015

Inverno exige cuidados especiais com pele e pelos de cães e gatos


Normalmente, as dermatites alérgicas (doenças crônicas) em cães e gatos, em que o principal sintoma é a coceira, se agravam bastante no inverno. Isso porque nessa época do ano a pele dos animais tende a ficar mais seca. Além de o clima estar mais seco e a pele perder mais água para o meio ambiente, banhos quentes potencializam a secura e descamação, e a coceira aumenta ainda mais.

Como prevenção, durante os dias mais frios do ano são necessários cuidados especiais com o banho. É preciso estar atento à temperatura da água e evitar que esteja muito quente ou muito fria. Secar adequadamente os pelos e evitar variações bruscas de temperatura, por exemplo, como não deixar o animal exposto ao vento frio enquanto o corpo estiver quente, são cuidados importantes. Também a escolha correta do produto de higienização é fundamental para a saúde do animal.

Queda de pelos

No inverno, os pelos dos animais tendem a cair menos para que eles possam se proteger das baixas temperaturas da estação. É como se fizéssemos analogia às nossas roupas, ou seja, no inverno colocamos mais roupas e no verão tiramos. Assim também são os pelos, no inverno os animais seguram a pelagem e no verão eles soltam.

A queda acentuada dos pelos no inverno pode ser um sinal de que algo está errado com a saúde do animal. Os pelos caem por inúmeras razões, que vão desde a queda natural (renovação dos pelos envelhecidos), dermatopatia (doenças de pele), problemas de saúde sistêmicos, tais como insuficiência hepática e renal, e até problemas emocionais (estresse). Desta forma, a queda sendo acentuada no inverno é o momento de o tutor recorrer a um médico veterinário.

Própolis verde

Para prevenir e auxiliar no tratamento de problemas dermatológicos em cães e gatos, que correspondem a aproximadamente 40% dos casos atendidos em clínicas veterinárias, os donos podem contar com a Propovets®, linha de produtos desenvolvidos à base de própolis verde. Com efeito anti-inflamatório, antisséptico e antifúngico, a própolis verde combate os principais agentes causadores de dermatopatia e também atua como cicatrizante e regeneradora de tecidos.

Além disso, a linha de produtos Propovets higieniza, hidrata, revitaliza e protege a pele e o pelo dos animais, conferindo-lhes brilho e maciez. É recomendável também o uso em animais saudáveis, prevenindo o desenvolvimento de várias patologias dermatológicas.
FONTE: http://farejapet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário