sexta-feira, 20 de maio de 2016

Como dar remédio líquido para gatos

Se o seu gato não estiver com restrições alimentares e seu veterinário disse que o medicamento pode ser dado com os alimentos e a dose é pequena, a maneira mais fácil pode ser misturá-lo a uma pequena quantidade de comida enlatada. É melhor dar uma pequena quantidade do alimento sem a medicação primeiro. Isso reduz a suspeita do gato. É melhor não misturar os medicamentos em uma refeição inteira, já que o gato não come tudo e não ingerirá a dose adequada da medicação.

Se o remédio é em pílulas ou cápsulas, veja aqui como dar remédio em comprimido pro seu gato.

Se o seu gato não tomar a medicação na comida, não pode comer com a medicação, ou a dose é muito grande, então é melhor seguir as indicações abaixo.
  1. Deixe o medicamento pronto – agite o frasco se necessário e retire a quantidade adequada de líquido com o conta gotas ou seringa fornecidos pelo seu veterinário. Encha o conta gotas ou seringa onde for melhor.
  2. Traga seu gato ao lugar onde você dará a medicação, fale com ele com um voz feliz. Se você não soar preocupado, será provável que seu gato se sinta assim também.
  3. É útil enrolar o gato em um cobertor ou toalha grande e deixar apenas a cabeça para fora. Coloque sua traseira contra algo para que ele não possa fugir de você. Eu descobri que quando dou medicação para o meu gato siamês que luta, literalmente, com unhas e dentes, embrulhá-lo em uma toalha grande e, em seguida, colocá-lo entre os meus joelhos conforme me sento no chão me dá maior controle. Outras pessoas gostam de colocar o gato mais no nível dos olhos, sobre uma mesa.
  4. Pegue a seringa ou conta gotas (se você for destro, utilize a mão direita.)
  5. Usando sua outra mão, agarre gentilmente (mas com firmeza) a cabeça do seu gato com o polegar de um lado da articulação da mandíbula e seus dedos do outro.
  6. Coloque a ponta do conta-gotas ou da seringa na boca no espaço atrás do canino. Esta área possui apenas alguns dentes muito pequenos.
  7. Coloque o conta gotas ou a ponta da seringa na boca até que passe os dentes.
  8. Lentamente administre a medicação. Dê a medicação em pequenas quantidades com uma pequena pausa entre cada porção. Tenha muito cuidado para não dar mais rápido do que seu gato pode engoli-la. Não tente dar todo o líquido de uma só vez, pois isso pode causar asfixia ou vômitos. Seu gato pode cuspir um pouco do medicamento. Se isso ocorrer, não dê outra dose a menos que você sinta que seu gato cuspiu a dose toda.
  9. Segure a boca do gato fechada e coloque sua cabeça em posição normal, o que fará com ele engula mais facilmente. Esfregue gentilmente ou sopre o nariz do seu gato; isso o estimula a lamber o nariz e depois engolir.
  10. Limpe qualquer tipo de medicação no rosto do seu gato com um pano macio e úmido.
  11. Fale suavemente e acaricie seu gato, ou dê algo que ele goste, por exemplo, um petisco. Isso fará com que a próxima vez seja mais fácil. E lembre-se, quanto mais eficiente você puder dar a medicação, mais fácil é para os dois.
  12. Lave a seringa/conta gotas com água da torneira e retorne com a medicação para a geladeira, se necessário.

Embora as imagens valam mais que mil palavras, ver uma demonstração ao vivo é ainda melhor. Se o seu veterinário prescreve medicamentos líquidos ao seu gato, deixe que alguém da equipe dele mostre como se faz.
Dicas: remédio líquido para gatos
Corte as unhas do seu gato antes de dar a medicação (no entanto, não tente realizar um procedimento logo após o outro).
Você pode praticar antes, utilizando água em vez do medicamento.
Fonte: Tudosobregatos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário