sexta-feira, 6 de maio de 2016

Depressão em Cães e Gatos


Embora seja uma doença aparentemente só de humanos, a depressão também afeta os animais, e em especial os cães e os gatos, e os fatores podem ser variados, e na maioria das vezes ocorre mais em animais domésticos.
Os motivos podem ser: Abandono, traumas, perdas por morte, a chegada de um amigo da mesma espécie, mudança de casa ou de ambiente, solidão, fome, frio, sede, entre outros, são muitos os motivos que podem resultar na depressão de seu animal.
Como Se Manifesta
Cada animal manifesta a doença de maneira diferente, independentemente de sua raça, espécie ou sexo, e embora os felinos sejam mais independentes e vivam mais tempo sem a presença de seu dono, os seus sinais de depressão são semelhantes aos dos cães, que por sinal é a espécie que tem mais propensão a desenvolver depressões, principalmente aqueles que viviam em locais maiores e se mudaram para ambientes pequenos.
No caso dos felinos, as causas são muito parecidas com as dos casos dos cães, que incluem perda de uma pessoa muito querida, abandono ou mudança de moradia ou ambiente.
Sintomas
Não é muito fácil identificar a depressão em animais, por se tratar de uma doença muito particular, onde os sintomas são muito individuais, por isso é preciso ficar atento a algumas mudanças no comportamento como quando um cão começa a destruir objetos, ou urinar e defecar em locais diferentes sem ser o de costume, e também ele pode se mostrar mais agressivo, ou sensível ao toque, além de poder apresentar alguns sintomas clínicos, como anorexia, apatia, vômitos, febre e diarreia, podendo levar o animal a complicações maiores se não for tratado a tempo.
Muitas vezes o filhote chega e absorve uma atenção que quando depois de adulto começa a se diferenciar, muitas vezes por seu tamanho ter aumentado muito, então os donos ficam meio sem jeito para brincar com o grandão, ou pelo motivo de um nascimento de um bebe na família, o que pode deixa-lo um pouco de lado, então o seu cão ou o seu gatinho deixa de ser o centro das atenções, o que pode desenvolver um tipo de depressão que pode acarretar em sérias doenças para o seu animal, por isso é preciso procurar um veterinário rapidamente na presença de alguns desses sintomas que podem ser ou não sintomas relacionados à depressão.
Como Tratar
A prevenção é o melhor caminho para evitar depressões, porém se for tarde demais, um veterinário deve ser avisado imediatamente. O tratamento para depressões em cães e gatos é através de medicações homeopáticas, que são os florais de Bach, que é o que tem funcionado muito ultimamente, porém em alguns casos, a introdução de remédios alopáticos é necessária, como o uso de fluoxetina e buspirona.
Ao escolher um animal de estimação, se certifique de que você terá tempo disponível para ficar com ele, ou para oferecer alguns passeios diários, e também garanta que ele não ficará muito tempo sozinho.
Na maioria das vezes os gatos se adaptam melhor em ambientes mais solitários por ser um animal mais independente, o que nos cães é muito diferente, pois eles sofrem muito se ficarem muito tempo sozinhos ou em ambientes muito pequenos em um período muito longo, por isso, reserve um tempo do seu dia para passeios mesmo que sejam rápidos, assim também como alguns exercícios físicos são muito importante para a saúde mental deles.
Fonte: Portalpets

Nenhum comentário:

Postar um comentário