quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Como preparar a casa para a chegada do cachorro


Trazer para casa um novo filhote é realmente uma das maiores alegrias da vida. Preparações “pré-filhote” e as primeiras 24 horas bem planejadas podem dar aquele pacotinho de pelos a promessa de um bom começo e realizar seus sonhos de ter um cão de família perfeito.

Antes do grande dia

Depois que as conversas familiares tenham levado a um acordo sobre a idade e a raça do cachorro que todos desejam, fica mais fácil determinar onde conseguir o cão: de um abrigo ou de um criador confiável. A partir daí, a família deve seguir a programação:

preparar a casa pro cachorro chegarQuem vai levar o filhote para usar o jornal ou o quintal e quando?
Quem ficará encarregado de alimentá-lo três ou quatro vezes por dia?
Quem marcará consultas com o veterinário para vacinação e controle de parasitas?

Além disso, dedique um tempo para criar uma lista de vocabulários que todos irão usar para orientar seu cão. Se a mãe disser “pra baixo” quando o filhote subir no sofá e o pai disser “pra baixo” quando quiser que o cachorro deite, o resultado será um cão muito confuso! Manter uma agenda e uma lista de vocabulário por escrito evita confusões e ajudará o cão nas caminhadas, sonecas e outras atividades que envolvem a criação de cães.

Depois disso, elaborar uma lista de compras e suplementos: tigela para água e comida, brinquedos de morder, material de higiene, coleira, etiqueta de identificação, caixa de transporte e neutralizador de odores. Comprar com antecedência permite encomendar por atacado ou ir a uma loja de porte grande sem a pressão das necessidades urgentes do cachorro.

Teste a área onde seu jovem cão passará a maior parte do tempo durante os primeiros meses. Para isso você pode ter que esconder fios soltos e cabos elétricos nos rodapés, armazenar produtos químicos em prateleiras altas; remover plantas, tapetes e objetos quebráveis; preparação da caixa de transporte e instalação de grades de bebê. Assim que isso estiver pronto, deite no chão e verifique o local mais uma vez do ponto de vista do cachorro.

Se tiver crianças, separe um tempo extra para estabelecer algumas regras: Não sobrecarregue o cão no primeiro dia, não tente dominá-lo ou fazer grandes cenas para apresentá-lo na vizinhança. Agora você pode ir buscar seu filhote.

Começando com a pata direita

Quando buscar seu cão, lembre-se de perguntar quando foi que ele comeu. Reproduza essa mesma rotina por pelo menos alguns dias para evitar dificuldades gástricas. Se desejar mudar a marca da ração, faça a mudança ao longo de uma semana adicionando uma parte da ração nova no meio da ração antiga por alguns dias. Depois, mude para metade até chegar a uma parte da antiga para três da nova.

Desde o começo, a coerência é importante. No caminho, o filhote deve ir no banco de trás, seja no colo de alguém ou, de preferência, em uma caixa de transporte.

Em casa, deixe os amigos em cima do ansioso recém-chegado e crianças correndo atrás dele pela casa e logo haverá limpeza pra fazer – e o arrependimento de não ter ensinado o cachorrinho desde o começo. Ao invés disso, leve-o para a área onde fará suas necessidades imediatamente.

A partir daí, siga em frente com seu planejamento para alimentação, higiene, sonecas, exercícios e brincadeiras. A partir do Dia Um, seu cão irá precisar de tempo com a família e breves períodos de confinamento solitário. A solidão pode ser novidade para os novos cães, então é provável que ele vocalize descontentamento. Não corra para confortá-lo ou você pode criar um monstro. “Puxa, se ao fazer barulho eles chegam correndo, talvez mais choramingos sejam necessários pra chamar a atenção de novo,” conclui o cão. Dê a ele atenção por bom comportamento, como roer um brinquedo ou descansar tranquilamente.

Fazer tudo certo desde o começo, evita confusões. Preparando devidamente seu filhote, você estará a um passo do cachorro dos seus sonhos.

Fonte: TudoSobreCachorros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário