terça-feira, 30 de agosto de 2016

Remoção das unhas


A primeira coisa que devemos saber em relação a isso é: o que é a remoção das unhas? Esta operação é a eliminação das unhas do gato mediante uma operação cirúrgica. As pessoas não imaginam o que realmente é a operação e as consequências que esta tem no felino.
A operação é complicada já que consiste em amputar a última falange do dedo do gato, base do tendão retrátil e luar do nascimento da unha. Com ela as unhas retráteis que utilizou ao longo da sua vida para arranhar, brincar, caminhar e defender-se desaparecem para sempre.
Mas o que realmente não se sabe e queremos dar a conhecer são os problemas que podemos criar ao nosso gato com a remoção das unhas, pois para além da dor que a operação provoca nos felinos, estamos a conduzir o pobre animal a não ser capaz de ser defender numa vida diária nem a ter uma conduta normal, já que os felinos usam as suas patas e as suas unhas praticamente para tudo. As unhas são as ferramentas mais importantes dos gatos, são imprescindíveis para eles.
As unhas participam em quase qualquer coisa que um gato faça enquanto está acordado: ao despertar, o gato crava as suas unhas no arranhador e tira fazendo força contra a resistência das unhas para estimular e tonificar a parte superior do corpo. Brincando, as unhas agarram os brinquedos, etc.
Com as suas unhas o gato arranha. E os gatos necessitam arranhar. Arranhar é uma atividade ligada à natureza do gato. Um gato arranha várias vezes por dia, com muitos fins: libertar stress, marcar o seu território, exercitar os seus músculos, etc. As unhas são o coração da atividade de arranhar.
As unhas também são necessárias para que o gato caminhe. As garras carregam com todo o peso do gato. Os gatos se sustentam e caminham sobre toda a extensão da garra. Quando esta é amputada, como ocorre na remoção das unhas, o gato vê-se obrigado a modificar a sua postura de acordo com esta mudança. Ou seja, o gato amputado precisa reaprender a andar.
Devo remover as unhas do meu gato para evitar que ele arranhe móveis e pessoas?
Não! Mil vezes: NÃO!
Fonte: TudosobreGatos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário