À medida que os animais envelhecem, as dores começam aparecer. A artrite e artrose são doenças das articulações e quando não tratadas corretamente podem gerar sofrimento e perda de qualidade de vida aos nossos amigos peludos.
A artrose é uma doença que provoca o desgaste e degeneração da articulação, enquanto que a artrite se dá pela inflamação do local. Ambas acometem principalmente animais idosos, sendo mais comum o aparecimento após os 5 anos de idade.
Ainda assim, a artrite e a artrose podem ser adiantadas pela obesidade, causada por dietas inadequadas, suplementação desnecessária em filhotes ou falta de exercícios físicos, e também em casos de traumatismo, rupturas, displasias, entre outros.
Cães de pequeno porte, como Poodle, Maltês, Pinsher e Yorkshire, são mais frágeis e possuem a musculatura e os ossos mais delicados, por isso podem ter predisposição ao problema. As raças de grande porte, como Labrador, Golden Retrivier e Pastor-Alemão, também são geneticamente propensas, principalmente quando os cães são obesos e sedentários, pois o peso força as articulações.
Os principais sintomas que o animal apresenta nos casos de problemas articulares podem ser observados em seu comportamento, como por exemplo:
– Dificuldade ao se locomover
– Perda na amplitude do movimento
– Sensibilidade e pequeno aumento do volume na região articular acometida
– Alteração na temperatura local
– Diminuição das atividades físicas
– Agressividade ao ser manipulado
– Dificuldade no movimento ao defecar e/ou urinar
O diagnóstico da doença é dado a partir de um exame de raio-x, e o tratamento é feito com o uso de medicamentos, fisioterapia e a acupuntura, que tem garantido excelentes resultados e uma melhora significativa na qualidade de vida de animais que apresentam artrite e artrose.
Fonte: CSAJardins
Nenhum comentário:
Postar um comentário