terça-feira, 2 de maio de 2017

Artrite e artrose em cães e gatos



À medida que os animais envelhecem, as dores começam aparecer. A artrite e artrose são doenças das articulações e quando não tratadas corretamente podem gerar sofrimento e perda de qualidade de vida aos nossos amigos peludos.

A artrose é uma doença que provoca o desgaste e degeneração da articulação, enquanto que a artrite se dá pela inflamação do local. Ambas acometem principalmente animais idosos, sendo mais comum o aparecimento após os 5 anos de idade.

Ainda assim, a artrite e a artrose podem ser adiantadas pela obesidade, causada por dietas inadequadas, suplementação desnecessária em filhotes ou falta de exercícios físicos, e também em casos de traumatismo, rupturas, displasias, entre outros.

Cães de pequeno porte, como Poodle, Maltês, Pinsher e Yorkshire, são mais frágeis e possuem a musculatura e os ossos mais delicados, por isso podem ter predisposição ao problema. As raças de grande porte, como Labrador, Golden Retrivier e Pastor-Alemão, também são geneticamente propensas, principalmente quando os cães são obesos e sedentários, pois o peso força as articulações.

Os principais sintomas que o animal apresenta nos casos de problemas articulares podem ser observados em seu comportamento, como por exemplo:

– Dificuldade ao se locomover

– Perda na amplitude do movimento

– Sensibilidade e pequeno aumento do volume na região articular acometida

– Alteração na temperatura local

– Diminuição das atividades físicas

– Agressividade ao ser manipulado

– Dificuldade no movimento ao defecar e/ou urinar

O diagnóstico da doença é dado a partir de um exame de raio-x, e o tratamento é feito com o uso de medicamentos, fisioterapia e a acupuntura, que tem garantido excelentes resultados e uma melhora significativa na qualidade de vida de animais que apresentam artrite e artrose.


Fonte: CSAJardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário