quarta-feira, 24 de maio de 2017

Clamidiose Felina – Causas e prevenção


Causada por uma bactéria batizada de Clamidia Psittaci, a Clamidiose Felina é uma infecção que afeta o trato respiratório e ocular dos gatos, provocando sintomas como os da conjuntivite e da rinite no animal. Mais comum em locais onde há muitos bichanos aglomerados, a doença é bastante contagiosa, e o contato direto de um gato saudável com um animal contaminado (ou com as secreções liberadas por este animal doente) é a sua principal forma de transmissão.

Gatas prenhes que tenham a doença também podem passar a sua bactéria de origem para as crias, e locais pouco ventilados e sem higiene também favorecem a transmissão da Clamidiose, sendo que boa parte dos gatos infectados uma vez pela doença acabam sofrendo com a ocorrência de maneira reincidente.

Considerada uma zoonose, a doença também pode ser transmitida para os seres humanos que entrem em contato com um gato doente (em casos bastante raros), e a principal forma de prevenção do problema se dá pela vacinação – sendo que o antígeno da Clamidiose é um dos que faz parte da vacina polivalente quádrupla.

Fonte: CachorroGato

Nenhum comentário:

Postar um comentário