segunda-feira, 17 de junho de 2019

Vacinas que seu gato tem que tomar




As vacinas mais importantes para manter seu gato longe das principais doenças são a vacina polivalente e a vacina antirrábica; sendo que a polivalente pode ser encontrada em três versões diferentes: tríplice, quádrupla, quíntupla – respectivamente chamadas de V3, V4, V5. A diferença entre elas se dá em função da quantidade de antígenos contida em cada uma.
.
A V3 (Vacina Tríplice) previne os gatos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose; enquanto a V4 (Vacina Quádrupla), além de todos os antígenos contidos na V3, inclui, ainda, a proteção contra a Clamidiose. Já a V5 (Vacina Quíntupla) contém todos os antígenos contidos na V4, além da proteção contra Leucemia Felina (FeLV).
.
O esquema de vacinação deve ter início com os filhotes a partir de 45 dias de idade, com doses subsequentes de reforços escolhidos pelo Médico Veterinário de acordo com a avaliação do paciente: aonde mora e do estilo de vida. Nos filhotes de gatos podemos distribuir as vacinas da seguinte forma:
.
🐾Primeira dose: Com idade de 45 a 60 dias de vida os filhotes, já devem ter sido vermifugados e estar em boas condições de saúde, e então recebem a primeira dose da vacina polivalente (V3, V4 ou V5)
🐾Segunda dose: Depois de um mês da primeira dose, recebem a segunda dose da vacina polivalente.
🐾Terceira dose: Depois de mais um mês da segunda dose, recebem a última dose da vacina polivalente e já podem receber também a antirrábica.
🐾Reforço anual: Depois de um ano da última dose fazemos o reforço anual que consiste em uma dose de cada vacina que recebeu quando filhote, ou seja, se ele recebeu a Quíntupla felina e a antirrábica, vamos repetir essas duas vacinas (uma dose de cada) todo ano.
.
Para gatos de origem desconhecida, adotados já adultos ou animais de rua, primeiro passo é levá-lo ao veterinário para saber se ele já foi imunizado alguma vez. Se a resposta for negativa, deve-se averiguar se o animal está apto a receber a primeira vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário