quinta-feira, 23 de maio de 2019

O que o focinho tem a ver com a saúde animal?



Talvez você nunca tenha ouvido falar em cães braquicefálicos, mas com certeza conhece aqueles focinhos “achatados”, como pugs, buldogues, shih-tzus, entre outros. Essas raças foram criadas pelos homens com o intuito de buscar características específicas, o que resultou em algumas alterações morfológicas e propensão para uma série de problemas de saúde.

As complicações respiratórias são os problemas mais recorrentes, podendo desenvolver uma síndrome respiratória braquicefálica, problemas como hipoplasia traqueal, estenose de narinas e alongamento do palato mole. Além disso, devido a formação das vias respiratórias, estes animais costumam ter muita dificuldade para respirar e se cansam rapidamente para realizar exercícios e brincadeiras, além de roncarem bastante.

Percebendo estes sintomas o tutor deve levar o pet ao médico veterinário, que irá examiná-lo e constatar onde se encontra o problema: se é na narina, traqueia, palato ou pulmonar. Após estabelecido o diagnóstico é passado o tratamento.

👉 Importante: Os cães braquicefálicos também costumam sofrer bastante nos dias mais quentes. Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados como evitar passear em horários quentes, manter o pet em ambiente com sombra, deixar umidificador por perto e fornecer água fria/gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário