quarta-feira, 8 de maio de 2019

Entenda os riscos da obesidade em animais de estimação


Estima-se que, hoje, cerca de 30% dos cães e 25% dos gatos estejam obesos no Brasil. Assim como a obesidade causa danos à saúde dos humanos, nos pets ela também é reconhecida como uma doença grave, com múltiplas consequências sobre a saúde do animal, incluindo intolerância à atividade física (esforço) e ao calor, distúrbios cardiorrespiratórios, problemas de pele e pelagem, osteoartrite, diabete, etc. A lista de problemas relacionados com a obesidade é longa e pode exercer um impacto significativo sobre a expectativa de vida do cão.

Mais do que conhecer as causas que levam cães e gatos à obesidade, é preciso que o dono saiba como agir para melhorar a qualidade de vida do seu bichinho. Por isso confira algumas dicas:

🔹 Alimentação adequada - Um dos principais fatores que levam à obesidade, principalmente no caso dos cães, é a má alimentação. Petiscos em excesso e até dar comida humana contribuem para o ganho de peso.

🔹 Exercícios e movimento - Boa parte dos animais de estimação vive confinada em apartamentos, e passa o dia sem nenhum exercício físico. Para mudar isso, nos casos dos cães, realizar passeios pelo menos 3 vezes na semana é fundamental. Já para os gatos, o segredo é investir em brinquedos que estimulem a movimentação do animal.

🔹Predisposição genética - Se a raça do seu pet apresenta tendência para ganhar quilos sem muito esforço, invista na qualidade de vida do seu bichinho desde filhote. Procure rações com menos calorias e estimule sempre os exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário